Casa Lata - Entrada

Casa Lata - Agroturismo

A Casa Lata é historicamente conhecida nesta região como uma casa agrícola. Inserida numa propriedade rural com cerca de 4 hectares, está situada entre os campos e casarios que caracterizam a paisagem desta região minhota.

O edifício possui uma fachada em granito com pequenas janelas típicas, que contrastam com as largas e soalheiras varandas voltadas a sul. É o resultado de várias ampliações e remodelações efetuadas pelas sucessivas gerações da família a que pertence.

O frondoso arvoredo que envolve a casa, onde se encontram desde as seculares oliveiras às típicas laranjeiras da região, proporciona a frescura das sombras e o prazer dos doces aromas e sabores dos seus frutos.

Vinhas de cachos de uvas douradas estendem-se no horizonte e são a fonte do precioso néctar, o vinho verde, ex libris da casa.

Tem o histórico de uma casa de lavoura minhota onde as suas gentes se dedicaram à agricultura, à pecuária, à vinha e ao vinho . Como marcos destas atividades perduram até hoje o espigueiro, o lagar do vinho, o alambique e numerosas ferramentas agrícolas. Neste ambiente de tradição associado à vida no campo, existe agora uma moderna adega onde é laborado o vinho proveniente das castas da região dos vinhos verdes de entre os rios Cávado e Homem.

Propriedade da Família Pereira Lata, tendo o seu o último descendente direto sido Felicidade Pereira Lata, casada com Álvaro Gomes Costa, queridos e respeitosos tios dos atuais proprietários, a quem queremos também homenagear e dedicar este projeto.

A Casa Lata - Agroturismo é um empreendimento turístico, liderado por José Carlos Faria Costa, cuja atividade pretende aliar a produção do vinho, atividade tradicional da casa, ao turismo no espaço rural com enfoque especial no enoturismo.
Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar